Evitrinne Amor à Saúde: Arroz Integral: Benefícios

sábado, 11 de outubro de 2014

Arroz Integral: Benefícios

O arroz é um alimento que faz parte da nossa alimentação diária, e como tal deve ser escolhido com atenção. Porque se o ingerimos diariamente, ele vai ter efeitos no nosso organismo, e se for de qualidade, esses efeitos serão positivos.

Arroz Branco
Este arroz foi refinado, ou seja, foi-lhe retirada a casca onde estão concentradas as vitaminas, minerais e a fibra. 
Lembro que os alimentos refinados são anti-nutrientes, ou seja, para além de não nutrirem, eles retiram minerais e nutrientes essenciais do organismo para os digerir. E tudo que é refinado vira açúcar no organismo, e sobe os índices glicémicos. 

Arroz Integral
Este arroz é um alimento completo, nutritivo, porque não passou por processo de refinamento. Ele tem todos os minerais, todas as vitaminas e as fibras necessárias às funções do nosso organismo. É um alimento vivo. Para além destes benefícios, ele contém Gama Orizanol, classificado como inibidor da oxidação. 

Outras benefícios do Arroz integral
O arroz integral é, do meu ponto de vista, o melhor hidrato para acompanhar refeições. Para além de ser dos poucos hidratos que se pode comer integral, porque não tem glúten, ele é mais duro que o arroz branco, pelo que é bom para o intestino. 

Os orientais, nomeadamente no Japão, eles ingerem o arroz no seu estado integral por ser um alimento nutritivo mas não só, ele é óptimo para a saúde do intestino. Um intestino saudável previne muitas doenças, incluindo o cancro. Os orientais defendem muito a saúde do intestino para a saúde em geral e isso tem-se comprovado.

Arroz Integral e o Intestino
O arroz integral por ser mais duro de mastigar como expliquei, ele é melhor para o transito intestinal. Ele exige uma melhor mastigação, e isso estimula a produção de saliva, essencial à digestão. 
Os alimentos que não exigem grande mastigação, não estimulam a produção de saliva e isso prejudica a digestão e, como tal, compromete a saúde do intestino. 

Como consumir arroz integral?
O arroz integral, como qualquer grão no seu estado puro, têm substâncias que agem como anti-nutrientes e que dificultam a absorção de nutrientes e minerais essenciais. Como tal qualquer grão deve ficar de molho antes de ser consumido. Quanto mais tempo ficar de molho, mais anti-nutrientes ele vai libertar para a água. Se deixar germinar (de molho de um dia para o outro), que seria o ideal, os anti-nutrientes desaparecem cerca de 90%. Antes de o consumir, retirar a água e lavar novamente, escorrer, e depois pode cozinhar à vontade. 

Nós somos o que comemos, por isso, vamos escolher o melhor para a nossa saúde. Ela agradece e proporcionar-nos-á saúde e longevidade. Faça escolhas conscientes.

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário