Evitrinne Amor à Saúde: Osteoporose: Prevenção e tratamento. O problema do leite.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Osteoporose: Prevenção e tratamento. O problema do leite.

Um dos grandes problemas da actualidade é a osteoporose. É um assunto sério e muito mal orientado. A maioria das pessoas ingere leite e derivados a pensar que estão a evitar tal problema, mas na realidade estão a acelerar o processo da osteoporose. Os malefícios do leite já foram mais do que comprovados, e a Universidade de Harvard mostrou isso recentemente. 

Os estudos comprovam que o leite retira o cálcio do organismo por ser um alimento ácido (o nosso corpo tem um ph de 7.35 a 7.45, e todos os alimentos abaixo deste ph roubam nutrientes e minerais do nosso organismo, e dois deles são o cálcio e o magnésio, fundamental para a nossa saúde em geral). Se verificarmos os países que mais consomem leite são os mesmos que mais taxas de osteoporose apresentam. Há também um estudo que comprova que, quanto maior o consumo de leite, maior a taxa de diabetes. Enfim, são bastantes os estudos sobre os malefícios do leite. 

Se reflectirmos um pouco não é difícil chegar à conclusão que o leite não só não é necessário como é mesmo prejudicial: 
  • Uma vaca adulta não toma leite, o cálcio que ela adquire é da erva. Tudo que é verde é rico em cálcio. Somos a única espécie que ainda tomam leite depois de adultos e os únicos a beber leite de outra espécie (porque a indústria assim o definiu).
  • Um bezerro demora pouco mais de um mês a ficar com o dobro do peso, enquanto um bebé humano não. O leite da vaca é demasiado forte para um ser humano. 
  • O leite é tratado na indústria convencendo as pessoas que fica bom para consumo humano. Na realidade, os componentes que lhe são acrescentados afecta-nos a saúde em grande escala. 
  • A vitamina D que tem no leite é a vitamina D2, e não é esta que fixa o cálcio nos ossos. Para o cálcio fixar no osso necessita da vitamina D3 que é fabricada no nosso organismo depois de apanharmos sol. Ou seja, a vitamina D2 que vem na embalagem não nos serve de nada. 
  • O leite tem um açúcar chamado lactose, e para o nosso organismo digerir esse açúcar necessita ter uma enzima designada de lactase, que o ser humano deixa de produzir na infância por volta dos 9 anos de idade. 
  • Outra substância prejudicial no leite é a caseína, que causa muitos problemas de saúde. Causa inflamações, pode resultar em cancro e outras doenças auto-imunes. 

Suplementos de cálcio
O cálcio ingerido em suplementos de forma isolada é completamente prejudicial. Porquê? O cálcio precisa de ser acompanhado de magnésio e de vitamina D para que seja transportado e fixo nos ossos. Se não existir estes dois como suplemento a acompanhar o cálcio, este não vai para o osso e deposita-se nos rins, calcifica as artérias e as válvulas do coração, que responderá no organismo com um AVC e/ou num ataque cardíaco. 

O QUE COMER PARA EVITAR E TRATAR A OSTEOPOROSE:
  • Em primeiro lugar tem de deixar de ingerir leite e derivados. 
  • O leite de soja também tem os mesmos problemas no que diz respeito a retirar cálcio e magnésio do organismo. A soja só é boa se for fermentada como é o caso do miso. 
  • Se necessitar de uma bebida, ingira leite de arroz, ou de amêndoa (existem outras fontes, mas cuidado com o leite de cereais, normalmente contêm glúten). 
  • Cálcio: Coma muita verdura. Todos os vegetais verde escuro contêm cálcio.
  • Magnésio: Também as folhas verdes tem muito magnésio, as algas, as sementes, os frutos secos como a noz, e o abacate. 
  • Vitamina D3: apanhe sol todos os dias entre 30 a 40 minutos por dia e coma crustáceos. 
  • Cozinhe com sal integral que contém mais de 80 minerais e que fornecem elementos essenciais, entre eles o cálcio e o magnésio. 
  • Se tiver mais de 50 anos poderá começar com os suplementos. Mas certifique-se que esses suplementos sejam quelatos, para que a sua absorção no organismo seja realizada com sucesso. 
  • Alguns medicamentos, como a pílula anti-concepcional, são factores que aceleram a osteoporose (posteriormente dedicarei um artigo a este tema).

Tenha uma boa alimentação, beba muita água e faça exercício físico (o exercício previne a osteoporose, porque fortalece os ossos e articulações). E sobretudo, mantenha-se informado e faça a sua própria pesquisa. Para além dos estudos que aqui menciono, existem muitos outros. Previna-se. A doença não se aloja num corpo saudável. 

Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário