Evitrinne Amor à Saúde: Sol: os seus benefícios e como nos proteger dos excessos

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sol: os seus benefícios e como nos proteger dos excessos

O sol é um grande aliado da nossa saúde. Nos dias de hoje temos dois problemas: protecção em demasia, ou exposição em excesso, e ambos são prejudiciais. 

Vitamina D3: O sol oferece-nos aquilo que se transformará em vitamina D3 no nosso organismo. Esta vitamina, descoberta recentemente que é uma hormona, encontra-se na grande parte dos tecidos que compõem o nosso organismo, e por isso é fundamental na prevenção e uma aliada na cura de muitas doenças: previne vários tipos de cancro (estudo realizado por William B. Grant), é importante para fixar o cálcio nos ossos (previne osteoporose), regula a pressão arterial, previne-nos de doenças auto-imunes, da diabetes, esclerose múltipla, doenças renais, fracturas, enfartes, autismo, gripe, depressão, dores musculares, obesidade, envelhecimento, insónias, cáries dentárias, Alzheimer, esquizofrenia, doenças de pele, audição, infertilidade, miopia, enxaqueca, anemia, etc. 

O dinamarquês Niels Ryberg Finsen (1860-19904) ganhou, em 1903 o Prémio Nobel da medicina com o seu trabalho sobre a importância do sol na nossa saúde.

O ideal de vitamina D3 (colecalciferol) no nosso organismo é entre 50-80 ng/ml (125-200nmol/L).
Tendo em conta que grande parte das pessoas tem deficiência desta vitamina, então estão todas expostas a estes problemas de saúde a curto/médio prazo. Assim sendo partilho aqui informações relevantes que nos ajudam a aproveitar o sol de maneira a termos saúde e evitar igualmente os excesso que nos prejudicam.  

Como aproveitar os benefícios do sol:

O ideal será aproveitarmos o sol pela manhã, bem cedo, cerca de meia hora sem protector solar, para facilitar a produção da vitamina D3. Ou então ao final da tarde. 

Esta exposição deve ser gradual, podendo começar por ser 10 minutos, e aumentar gradualmente ao longo da semana. Isto porque, se passamos o ano todo fechados no escritório ou dentro de casa, e de repente expomos o nosso corpo ao sol durante 15 dias nas férias, surgirão os danos na pele, o que poderá contribuir para o cancro. Temos de preparar a pele gradualmente para que esta não sofra danos. Esta pequena exposição solar sem protecção é benéfica na medida em que os protectores solares tem protecção UVB. Está provado que esta radiação é fundamental para o nosso organismo produzir a vitamina D3 que nos previne então do cancro. 

Desta forma, exponha-se gradualmente ao sol, em horas benéficas, de manhã cedo ou final da tarde, entre 10 a 30 minutos diários, aumentando gradualmente, alguns dias por semana. Sempre que exceder este tempo coloque um protector solar e certifique-se que ele tem protecção UVA. O UVA é o único componente que nos protege dos raios que causam cancro. Verifique no rótulo. Se não tiver, não compre, porque ficará exposto aos raios cancerígenos.

Malefícios de alguns protectores solares: 

No dia a dia temos o hábito de colocar protector solar, mesmo durante o inverno. Este hábito poderá ser um problema, sobretudo se vamos para o escritório onde não temos sol. Isto porque o protector solar tem um composto, os xenoestrógenos, que penetrando a pele ocupa o lugar do estrogénio (e por isso engorda), e como eles não são biodegradáveis na sua maioria, eles só saem do organismo quando soamos. Ainda mais, grande parte dos protectores solares tem uma substância chamada 4-metil benzilideno cânfora (4-mbc), que bloqueia a função da tiróide, aumentando a produção do estrogénio, e para além de engordarmos, ficamos propensos ao cancro

BOM PROTECTOR SOLAR: para sabermos se um protector solar é bom ele tem de ter TINOSORB como principio activo. Protege-nos dos raios UVA, não engorda, e não provoca cancro. E para a protecção UVA ser eficaz o índice de PPD tem de ser pelo menos metade do índice FPS. Verifique sempre estes pontos no rótulo antes de comprar. 

A exposição solar recomendada depende do tipo de pele. Se for uma pele muito clara, bastam 10 minutos por dia ao sol. Se for uma pele morena, entre 20 a 30 minutos. E se for uma pele negra, recomenda-se mais de uma hora. É o tempo previsto, em média, para captar a vitamina D3 sem ficar vermelho. 

Depois da exposição solar: convém ficar 2 horas sem tomar banho, para dar tempo da pele absorver de forma eficaz os raios solares e produzir a vitamina D3. Está provado que tomar banho com gel de banho após exposição solar tira os efeitos desejados. No entanto poderá ser um banho apenas com água, sem gel de banho, que não retirará o efeito. 

Fontes:




Sem comentários:

Enviar um comentário