Evitrinne Amor à Saúde: Sal: a melhor escolha

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Sal: a melhor escolha

Sal rosa dos Himalaias 
O sal comum nas nossas cozinhas: Desde sempre fomos habituados e acreditar que o sal faz mal. Na realidade, o sal que se utiliza habitualmente nas nossas cozinhas é composto unicamente por cloreto de sódio. Este sim, é prejudicial à nossa saúde, não só porque não tem os minerais essenciais, como, no processo de refinamento é-lhe acrescentado produtos que são prejudiciais à nossa saúde. 

Malefícios do sal refinado: Entre os malefícios do cloreto de sódio está o aumento da tensão arterial. Isto acontece porque o cloreto absorve muita água do nosso organismo, e a pressão arterial sobe. A pressão alta é uma segurança do organismo para tentar equilibrar a falta de água. 


Sal Puro: O sal, quando extraído é um produto muito rico em minerais essenciais à nossa saúde. Na sua composição estão 88 minerais, e não apenas o sódio e o cloro que entra nas nossas cozinhas. 
Por isso devemos escolher sempre sal integral para cozinhar. 

SAL A EVITAR: 
Sal marinho refinado
Sal marinho light

SAL A ESCOLHER: 
Sal Marinho Tradicional
Sal Rosa dos Himalaias (considerado um dos melhores do mundo)
Sal Cinza de Guérande 
Flor de Sal

Benefícios do sal no estado puro: O melhor de todos é o sal rosa dos Himalaias que contém todos os minerais essenciais. Este sal ajuda mesmo a baixar a pressão arterial. É frequentemente recomendado como suplemento e para baixar a pressão arterial: uma colher de café de sal dos Himalaias num copo de água pela manhã. Mas usá-lo na alimentação já é suficientemente benéfico. 

Se não for possível o sal dos Himalaias, poderá ser o cinza de Guérande, a Flor de sal, ou o Sal Marinho Tradicional que também são igualmente ricos em minerais essenciais. 

Nota: Cuidado com o sal que tem no rótulo a indicação de metais pesados como Cádmio, chumbo e mercúrio, prejudiciais à saúde como já referi numa publicação. O Sal dos Himalaias, o Sal Cinza ou o Sal Marinho Tradicional não tem metais pesados e ainda ajuda na eliminação destes do organismo. 

Fontes: 

Sem comentários:

Enviar um comentário