Evitrinne Amor à Saúde: Ego e Auto-Estima

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ego e Auto-Estima

SABEMOS O QUE É A AUTO-ESTIMA?

Hoje li um artigo no grupo O Direito ao Mimo sobre o estímulo da auto-estima nas crianças. É um assunto delicado, uma vez que pode facilitar ou prejudicar o bem estar da criança e da sua vida adulta. 

Sabemos que a auto-estima é fundamental. Mas saberemos nós o que é realmente a auto-estima e como estimulá-la nas crianças?

Auto-Estima: A auto-estima, do meu ponto de vista, consiste em termos consciência daquilo que somos e sentir-nos preparados para o crescimento, para a reconstrução, para aceitação do erro, para o amadurecimento, afastando-nos assim do erro de nos compararmos aos outros e de querermos sempre considerar-nos melhores e incorrigíveis. 

Uma pessoa com auto-estima sente-se preparada para o crescimento e amadurecimento. Não se vai sentir insegura numa situação menos confortável e irá enfrentá-la de forma consciente e construtiva.

Ego: O ego ao contrário da auto-estima faz-nos viver de comparações, da necessidade de atenção, de aceitação, de integração. Uma pessoa com ego não gosta de ser corrigida, nem de ser confrontada, porque vai mexer em emoções que a magoam, e que vão colocar em dúvida aquilo que ela acredita ser ou fazer. 

Uma pessoa com ego tem ideias fixas, e age da forma que quer e não da forma que deveria ser. Estas pessoas não vivem o seu verdadeiro ser, vivem antes alguém que segue um padrão "seguro" de forma a integrar-se e ser aceite, anulando assim o seu amadurecimento e auto-conhecimento.  

Auto-Estima na criança: A criança para crescer com auto-estima deve ser valorizada baseada em acontecimentos e não com elogios vazios. 

Se ela faz algo bem feito, deve-se valorizar o seu esforço, para ela ter noção de que foi a sua acção que foi valorizada. Caso a valorize dizendo-lhe apenas que conseguiu porque é inteligente, por exemplo, ela poderá não querer colocar isso em causa e terá receio de realizar outras actividades idênticas com o medo de falhar. 

Outro exemplo de auto-estima: Se elogiar uma criança que ela é alta, não está a incutir-lhe auto-estima, mas sim ego. Porque se ela um dia até ficar mais baixa do que pensava, ela pode ficar desiludida e aí surge a frustração. 

Mas se a elogiar pelas suas acções: "Estás a alimentar-te bem"; "Estás a fazer bem em fazer exercício físico"; "Foste simpática em ajudar aquela amiga", etc., ela vai crescer com auto-estima, uma vez que todos os elogios foram adquiridos das suas acções, e não foram elogios vazios. 

As crianças tem de crescer, sabendo que são as suas acções que determinam o que eles são. Assim vai estar sempre preparada para se corrigir, para crescer e para amadurecer naturalmente. 

O ser humano está em constante crescimento e amadurecimento caso encontre a sua auto-estima, e se ela foi adquirida na infância evita que as pessoas depois de adultas tenham de passar por esse processo tardio. O amadurecimento deve ser progressivo, o que normalmente não acontece. 

Eduquem as crianças com amor, e com muita consciência. Só assim saberão se estão a fazê-lo correctamente. 

DESAFIO: Deixo uma questão para quem desejar comentar: Do vosso ponto de vista, a imagem acima representa o ego ou a auto-estima?


Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário