Evitrinne Amor à Saúde: Setembro 2014

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Coração: Cuide do seu

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Coração. 

A saúde do nosso coração, assim como de todo o nosso organismo, está directamente relacionada com a nossa alimentação e estilo de vida. 

Se tem problemas de coração ou tem familiares com esse problemas lembre-se que a alimentação, exercício físico e o estilo de vida podem reverter a situação. Leia o artigo da Epigenética

A saúde do nosso coração nem sempre começa nele próprio. Outros problemas podem desencadear problemas de coração.

O que pode causar problemas cardíacos?

  • Problemas na tiróide, com o T3 baixo pode levar a problemas cardíacos. Assim sendo, tratando a tiróide, o coração não fica em risco. Poderá ser falta de iodo que causa muitos outros problemas (ver aqui). 
  • Hipertensão e Arritmias Cardíacas podem ser tratados apenas com Magnésio (ver aqui como tomar). 
  • Gorduras trans provocam doenças cardíacas porque obstruem o órgão com gordura.
Outros cuidados a ter:
  • Alimentos a evitar: óleo alimentar, margarina, excesso de carne (ver aqui), evite o leite e derivados porque rouba-lhe magnésio e outros minerais essenciais à saúde do coração (ver aqui), e se puder evite o glúten (ver aqui). 
  • Escolha alimentos saudáveis: Um bom azeite (ver aqui), óleo de coco (ver aqui), hidratos saudáveis como arroz integral e cereais saudáveis (ver aqui), mais peixe, mais legumes, verduras e fruta variada. Opte por um sal rico em minerais (ver aqui). 
  • Faça exercício físico. Se nunca o fez, comece por fazer caminhadas diárias e vá aumentando gradualmente o tempo e a rapidez até conseguir correr aos bocadinhos (ver aqui). 


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quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sinais que revelam a nossa saúde

O nosso corpo revela sempre quando não estamos bem de saúde. Ele alerta-nos do que está mal para o possamos corrigir. Não ignore os sinais, porque mais cedo ou mais tarde irão ter consequências e poderá ser tarde demais. Previna-se.

Alguns sinais de alarme comuns:

  • Excesso de peso: é um sinal de excesso de inflamação no organismo. Evitar comidas e bebidas inflamatórias. Um corpo inflamado, é um organismo propício a doenças. 
  • Prisão de Ventre ou diarreia: sinal de que não estamos a ingerir os alimentos adequados à saúde do nosso intestino e isso prejudica a flora intestinal responsável pela absorção dos nutrientes.  
  • Alterações na pele e na cor da mesma: mostra desequilíbrio em algum dos órgãos. Em alguns casos pode ser apenas sinais de pouca hidratação. 
  • Dores nas articulações: Poderá ser calcificação por falta de magnésio e vitamina D3.
  • Cistos ou nódulos: revela falta de Iodo no organismo. 
  • Cancro: Sinal de pouco oxigénio no organismo derivado de má alimentação. Uma célula sem oxigénio e oxidada é propícia a cancro. 
  • Osteoporose: Falta de magnésio e vitamina D3 (o cálcio só vai para o osso com o auxilio destes dois). A osteoporose está ligada ao excesso de lacticínios e produtos de soja não fermentados (ver aqui). 
  • Colesterol alto: pode ser resultado de vários problemas como a falta de vitamina D3, hipertiroidismo, triglicérios elevados e problemas de fígado. Consequências do colesterol alto: AVC, problemas cardíacos, etc. Um dos sintomas é angina de peito e dores nas pernas resultado da má circulação do sangue. 

O colesterol alto não deve ser resolvido com medicamentos para o baixar, porque estaria a prejudicar-se ainda mais, uma vez que o colesterol aumentou para evitar problemas maiores, e ao baixá-lo vai eliminar a protecção natural do organismo. Cure a causa do colesterol e não o próprio colesterol. Evite gorduras trans, açúcar, álcool essencialmente. 
  • Outros sinais de que algo não está bem: cabelos e unhas fracas; espinhas; dores repetitivas em alguma zona do corpo; insónia; problemas de visão; dores de cabeça; tendinites; inflamações; infecções; etc. 
São sinais de que não estamos a fazer o correcto, e não há idade que justifique. Podemos viver bem, mesmo na velhice, basta adoptar uma alimentação e estilo de vida saudável. Comece por não comer o que sabe que faz mal, e aos poucos introduza o que faz bem. 

Lembre-se: as comidas e bebidas más roubam-nos nutrientes do organismo. De pouco vale comer algumas coisas saudáveis se ingerirmos alimentos maus, porque um anula o efeito do outro. Respeite o seu corpo para ele lhe proporcionar uma vida tranquila e saudável, mesmo na velhice. 

Quando se diz somos o que comemos, significa isso mesmo. O nosso corpo vive com a matéria prima que lhe fornecemos. Se lhe dermos comida saudável ele vai fabricar saúde. Se lhe dermos comida de má qualidade, o nosso organismo produz doenças.

Evite os medicamentos, porque sempre que precisamos deles é porque fizemos algo de errado com o nosso organismo. Mude os seus hábitos e mude a sua saúde. 

Comece hoje a cuidar de si!

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quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Os melhores hidratos para a nossa saúde

Consumo de glúten: Nos dias actuais, o consumo de cereais e hidratos em geral é um problema devido à quantidade de glúten que não pára de crescer prejudicando a nossa flora intestinal e como consequência a nossa saúde em geral. 

O que comer?
Devemos escolher hidratos sem glúten.

Alimentos com glúten:
  • Trigo, cevada, centeio, e alguma aveia (nos dias de hoje a aveia é embalada com cereais com glúten e fica contaminada. Consumir apenas aveia sem glúten.). 

  • É importante verificar os rótulos dos alimentos e excluir os alimentos com glúten. 
  • As massas em geral, os pães, bolachas e produtos industrializados em geral contêm glúten. 

Hidratos sem glúten e de grande valor nutricional
  • Arroz Integral
  • Quinoa (considerado o melhor cereal do mundo pela OMS)
  • Amaranto
  • Trigo Sarraceno
Nota: O milho e a aveia na sua forma original não contêm glúten, mas verifique sempre no rótulo. Quando estes produtos são embalados no mesmo local de outros cereais ficam contaminados com o glúten. 

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segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Pré-disposição a Morte Súbita

Não é assim tão raro vermos noticias de pessoas que morreram por morte súbita, ainda mais entre os atletas de alta competição. 

Motivo:
Um dos fortes motivos é devido à perda de minerais, sobretudo Magnésio, Potássio e Iodo. Na transpiração o magnésio é eliminado, assim como outros minerais. E a falta de magnésio no organismo aumenta as probabilidades a morte súbita. 

O que fazer?
  • Suplementar. 


Iodo: no caso da falta de iodo é importante referir que pode levar a cancro de pele (ver aqui). 

Nota: Pessoalmente suplemento com Cloreto de Magnésio Nigari: duas colheres de sopa por cada litro de água num frasco de vidro. Beber uma a duas chávenas de café por dia (quem tiver problemas de ossos ou calcificações, tomar 3 chávenas por dia). Seria óptimo suplementar com Cloreto de Magnésio PA (para análise) por ser puro, sem qualquer género de impurezas, mas é difícil de encontrar em Portugal. 

Álcool e magnésio: quem tem o hábito de consumir álcool liberta muito magnésio do organismo pelo urina entre outros minerais. Convém suplementar. 

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sábado, 13 de setembro de 2014

Soutien e a saúde da mulher

Necessidades: 

O soutien surgiu como forma de sustentar, aumentar, esconder ou moldar o peito. Porém, não será uma opção muito saudável para a saúde feminina.

Uma opção pouco saudável:

O uso do soutien interrompe a passagem dos nódulos linfáticos causando alguns problemas como o acumular de líquidos, flacidez e cistos. Estes cistos podem ser inicialmente benignos mas, a médio/longo prazo podem traduzir-se em nódulos e posteriormente transformarem-se num cancro

Relembro que existem outras causas para o aparecimento de cistos. (ver aqui)



Conselhos:

  • Não use soutien durante o dia todo. Limite-o ao tempo que está fora de casa ou em público.  
  • Não durma com ele.
  • Escolha um soutien confortável, que não aperte nem cause desconforto. 

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sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ómega 3 e Ómega 6: quanto devemos ingerir?

O equilíbrio entre ómega 3 e ómega 6 é fundamental para uma boa saúde, mas não é o que acontece na actualidade. Por isso estão a surgir muitas doenças crónicas e degenerativas (doenças mentais, arteriosclerose, AVC`s, tromboses, doenças cardíacas, cancro, visão, depressão, artrite, artrose, problemas de memória, diabetes, Alzheimer, etc.) Uma alimentação rica em Ómega 3 previne todas estas doenças. 



Qual a quantidade a ingerir de cada ómega?

Devemos ingerir (2 a 3 partes de Ómega 6) para cada (1 parte de Ómega 3).

Actualmente grande parte da população está a ingerir 40 partes de Ómega 6 para cada 1 parte de Ómega 3, e por isso as doenças surgem mais cedo ou mais tarde. O nosso organismo está constantemente inflamado. Um corpo inflamado é uma porta aberta para qualquer doença.

Ómega 3: é anti-inflamatório e encontra-se em maior quantidade:
  • Grandes quantidades no peixe (cuidado com os peixes de grande porte por conterem metais pesados. Dê preferência a peixes pequenos como alimento regular, como a sardinha). Escolha peixes do mar e não de viveiro (os de viveiro não tem ómega 3).
  • Algas
  • Sementes de Chia
  • Sementes de linhaça
  • Nozes
  • Verduras
  • Suplementos: as cápsulas de ómega 3 que se vendem, poucas são de qualidade. Para sabermos se o suplemento é de qualidade temos de deixar uma cápsula no congelador durante 5 horas. Depois retiramos e espetamos um palito. Se furar o ómega 3 é de qualidade. Se não furar, e estiver congelado, é porque ele oxidou e já não serve para consumo. 

Ómega 6: é inflamatório e encontra-se :

  • óleos vegetais; 
  • hidratos de carbono (massa, farinhas, arroz branco, pão, bolachas, etc.)
  • Carne
Uma vez que para a maioria da população os hidratos, a carne e óleos vegetais são a base da sua alimentação, acabam por ingerir demasiado Ómega 6, e praticamente nenhum Ómega 3. 

Sugestões:
  • Dê mais preferência ao peixe do que à carne na sua alimentação diária. 
  • Prefira azeite em vez de óleo.
  • Diminua a quantidade de hidratos e prefira os integrais (arroz integral) e hidratos sem glúten

A saúde não é gratuita. Mais cedo ou mais tarde a factura chega-nos. Mas podemos escolher o tipo de factura. Cuide da sua saúde, que a sua saúde cuidará de si!

Nós somos aquilo que comemos, absorvemos, pensamos e amamos! (Lair Ribeiro)

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sábado, 6 de setembro de 2014

Amamentação: a importância dos horários

É ou vai ser mãe recentemente? 

Sabe porque os bebés tem o sono trocado e não deixam os pais dormir durante a noite? A resposta pode ser simples.

Horários da amamentação: O leite materno é produzido para responder às necessidades do bebé naquele momento. O leite da manhã é para dar energia ao bebé para o dia, e o leite da noite tem o necessário para o bebé dormir durante a noite. 

Não troque os horários: Se as mães armazenam o leite e o guardam para o dar em qualquer horário, vão acabar por trocar os horários a que o leite está destinado, e assim trocar as necessidades e os horários do bebé.

Se armazenar o leite no frigorífico, certifique-se que esse leite vai ser dado no horário em que foi tirado. Por exemplo: se foi tirado de manhã, ele deve ser dado de manhã, se foi tirado à noite, esse leite só serve para o bebé se for dado à noite. 

Cumpra os horários e as necessidades do seu filho. Não troque os horários que a natureza criou, para assim o seu filho ter horários saudáveis de dormir e de estar acordado, assim como os pais. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Liebster Award - Discover new blogs

Agradeço à Andreia do Blogue O Ninho da Andreia que me nomeou para participar nesta iniciativa de divulgação de novos blogues. E como tal terei de seguir algumas regras, e uma delas responder às questões que ela me apresentou. Aqui vai!

Regras a cumprir:
  • Colocar a imagem do prémio no blogue;
  • Responder ás 11 questões que te foram colocadas;
  • Nomear entre 4 a 11 blogues com menos de 200 seguidores e dar-lhes 11 questões da tua autoria;
  • Não podes nomear o blogger que te nomeou;
  • Tens de avisar todos os nomeados e deixar-lhes o link do post;
  • Avisa o blogger que te nomeou para que ele possa ver as respostas às suas questões.

Questões a que tenho de responder:


1. Qual o assunto principal do teu blogue?
Saúde e Crescimento Pessoal.

2. Onde foste buscar inspiração para o nome do blogue?
Talvez a falta de inspiração. É o que é!

3. Há quanto tempo tens o blogue?
Há 3 meses.

4. És blogger a tempo inteiro?
Não. 

5. O que farias se ganhasses o Euromilhões?
Faria o que mais gostava. Abriria uma Associação dedicada à saúde e orientação pessoal. 

6. Qual o produto de cosmética ou maquilhagem que não dispensas?
O desodorizante conta?

7. O que adoras comprar para ti?
O que me faz falta. 

8. Quais as tuas séries televisivas favoritas?
Prefiro filmes e documentários. 

9. Tens alguma obsessão? 
Não. 

10. Que escritor, cantor ou actor te inspira?
Inspiro-me nos que me levam ao encontro da minha consciência. 

11. Mudarias alguma coisa no teu corpo?
Não. 


Blogues Nomeados:


Questões aos nomeados:

  1. O que te levou a escrever um blogue?
  2. O que mudarias no mundo? Só uma coisa.
  3. És a mudança que gostarias de ver nos outros?
  4. Descreve um cenário perfeito para ti.
  5. Uma coisa que gostarias de fazer e ainda não fizeste.
  6. Um livro.
  7. Um filme.
  8. Uma música.
  9. Se pudesses falar com Deus e tivesses apenas uma oportunidade, o que lhe dirias?
  10.  Uma citação.
  11. Uma mensagem para quem está a ler.


Agora peço-vos que respondam e deixem o link aqui em baixo para ler as vossas respostas ao meu questionário. Obrigado!

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Bullying

Fonte da Fotografia
É nas escolas que mais crianças e jovens sofrem de bullying. Mas não só. 

O que é Bullying?

O bullying é qualquer forma de maltratar, humilhar ou ameaçar alguém, seja física ou verbalmente. Por vezes isso não acontece apenas na escola, mas em qualquer lugar, até mesmo na internet. 

O que fazer?

És vítima? Se és vítima de bullying, lembra-te de pedir ajuda. Procura e conversa com alguém em quem possas confiar e, nunca desistas até encontrar alguém que te apoie. Vou-te deixar aqui alguns contactos em quem podes confiar:




CONTACTOS:


APAV (Associação de Apoio à Vítima) 
Aqui encontrarás respostas do que deves fazer. 
  • Telefone: 707 200 077 (semana: das 9h às 19h / sábado: 10h às 13h) (custo: 0,10€ da rede fixa e 0,25€ da rede móvel. A partir do primeiro minuto paga-se a cada segundo). Se preferires tens outros contactos aqui
  • E- mail: APAV.SEDE@APAV.PT

  • Se quiseres podes escrever um e-mail directamente para aqui.
  • Tens aqui outros contactos de rede fixa (ver aqui).


Conheces alguma vítima? Se conheces alguém que é vítima de qualquer tipo de maus-tratos sejam físicos ou verbais, na escola, em casa ou na internet, procura como ajudar essa criança ou jovem. Os contactos são os mesmos acima transcritos da APAV. Eles saberão como ajudar.

Se queres saber mais sobre o Bullying vê aqui

Se és vítima ou conheces alguém nesta situação não esperes, procura ajuda. Contacta e conversa com alguém de confiança ou contacta a APAV que eles saberão o que fazer. Diz NÃO ao Bullying. 

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Ego e Auto-Estima

SABEMOS O QUE É A AUTO-ESTIMA?

Hoje li um artigo no grupo O Direito ao Mimo sobre o estímulo da auto-estima nas crianças. É um assunto delicado, uma vez que pode facilitar ou prejudicar o bem estar da criança e da sua vida adulta. 

Sabemos que a auto-estima é fundamental. Mas saberemos nós o que é realmente a auto-estima e como estimulá-la nas crianças?

Auto-Estima: A auto-estima, do meu ponto de vista, consiste em termos consciência daquilo que somos e sentir-nos preparados para o crescimento, para a reconstrução, para aceitação do erro, para o amadurecimento, afastando-nos assim do erro de nos compararmos aos outros e de querermos sempre considerar-nos melhores e incorrigíveis. 

Uma pessoa com auto-estima sente-se preparada para o crescimento e amadurecimento. Não se vai sentir insegura numa situação menos confortável e irá enfrentá-la de forma consciente e construtiva.

Ego: O ego ao contrário da auto-estima faz-nos viver de comparações, da necessidade de atenção, de aceitação, de integração. Uma pessoa com ego não gosta de ser corrigida, nem de ser confrontada, porque vai mexer em emoções que a magoam, e que vão colocar em dúvida aquilo que ela acredita ser ou fazer. 

Uma pessoa com ego tem ideias fixas, e age da forma que quer e não da forma que deveria ser. Estas pessoas não vivem o seu verdadeiro ser, vivem antes alguém que segue um padrão "seguro" de forma a integrar-se e ser aceite, anulando assim o seu amadurecimento e auto-conhecimento.  

Auto-Estima na criança: A criança para crescer com auto-estima deve ser valorizada baseada em acontecimentos e não com elogios vazios. 

Se ela faz algo bem feito, deve-se valorizar o seu esforço, para ela ter noção de que foi a sua acção que foi valorizada. Caso a valorize dizendo-lhe apenas que conseguiu porque é inteligente, por exemplo, ela poderá não querer colocar isso em causa e terá receio de realizar outras actividades idênticas com o medo de falhar. 

Outro exemplo de auto-estima: Se elogiar uma criança que ela é alta, não está a incutir-lhe auto-estima, mas sim ego. Porque se ela um dia até ficar mais baixa do que pensava, ela pode ficar desiludida e aí surge a frustração. 

Mas se a elogiar pelas suas acções: "Estás a alimentar-te bem"; "Estás a fazer bem em fazer exercício físico"; "Foste simpática em ajudar aquela amiga", etc., ela vai crescer com auto-estima, uma vez que todos os elogios foram adquiridos das suas acções, e não foram elogios vazios. 

As crianças tem de crescer, sabendo que são as suas acções que determinam o que eles são. Assim vai estar sempre preparada para se corrigir, para crescer e para amadurecer naturalmente. 

O ser humano está em constante crescimento e amadurecimento caso encontre a sua auto-estima, e se ela foi adquirida na infância evita que as pessoas depois de adultas tenham de passar por esse processo tardio. O amadurecimento deve ser progressivo, o que normalmente não acontece. 

Eduquem as crianças com amor, e com muita consciência. Só assim saberão se estão a fazê-lo correctamente. 

DESAFIO: Deixo uma questão para quem desejar comentar: Do vosso ponto de vista, a imagem acima representa o ego ou a auto-estima?


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