Evitrinne Amor à Saúde: As nossas acções: quais as consequências?

terça-feira, 19 de agosto de 2014

As nossas acções: quais as consequências?

Ouço muitas vezes as pessoas dizerem que fazem o que querem e ninguém tem nada com isso. Será mesmo assim?

Quando nascemos não se sabe quem vamos ser. Crescemos e adquirimos a nossa personalidade, e vamos aperfeiçoando-nos, é certo, mas é evidente que o mundo influencia-nos ao longo da vida, a uns mais do que outros. Por isso, se fizermos algo errado estaremos a influenciar sempre alguém. Uma criança que vê, um adolescente que copia, um adulto que ouve. As nossas acções arrastam sempre consigo alguma consequência, seja para nós, seja para o mundo. O acção individual leva à acção colectiva. 

E num outro ponto de vista, há acções que trazem consequências mais visíveis, por assim dizer. São as acções que prejudicam directamente a saúde ou a vida do próximo. São acções como fumar (poderá prejudicar a saúde de alguém ao seu lado e que zela pela saúde), destruir património (pertence a todos e não a ninguém individualmente), desrespeitar a nossa saúde (vai afectar os que estão ao nosso lado mais cedo ou mais tarde). Enfim, são um número interminável de acções e de escolhas que interferem directamente com a vida do próximo. 

Escrevo esta reflexão para consciencializar-nos diariamente das nossas acções. Que sejamos uma inspiração positiva para os que nos rodeiam. Ao tratarmos bem de nós, e ao praticarmos o bem estamos a inspirar e a tratar bem o próximo. E assim se constrói uma boa sociedade. Tudo começa pelo individual. Afinal a sociedade é um conjunto de individuais. 

O individual influência a família a amigos. A família a amigos influenciam a comunidade, e a comunidade influência a sociedade no todo. 

Consciente ou inconscientemente somos todos Guru de alguém. Você dá conselhos e direcciona as pessoas. (Sri Sri Ravi Shankar)

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário