Evitrinne Amor à Saúde: Obesidade: como evitar ou regredir

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Obesidade: como evitar ou regredir

Como dividir o prato
A obesidade é um problema cada vez mais recorrente e que pode ser evitado ou corrigido de forma simples. Mas para isso é preciso que as pessoas tenham consciência do que é a obesidade, e o que é preciso saber para a tratar ou evitar.

A genética não controla a obesidade: 

A nutrigenômica refere a forma como nos alimentamos influencia a alteração dos genes. 
Isto significa que aquilo que comemos e o nosso estilo de vida é que determinam a nossa saúde, e se continuaremos a carregar a genética ou não. Esta descoberta é um estímulo para quem pensava que estava condenado aos problemas que os nossos pais carregam. Ver Epigenética.

A obesidade é uma inflamação do organismo: 

Todos nós temos gordura no nosso organismo, ela é necessária à nossa sobrevivência. Os homens tem cerca de 15% de gordura corporal e as mulheres 23%. A gordura é uma protecção do nosso organismo, é para lá que vão as toxinas que o corpo rejeita de forma a não adoecermos. Estas toxinas, quando em excesso acabam por inflamar essa zona de gordura e é aí que começamos a aumentar de peso e a inchar cada vez mais. Um corpo com excesso de peso, é um corpo inflamado. 

Alimentos que provocam essa inflamação do organismo e que resultam na obesidade:

Alimentos industrializados: eles contém muitos conservantes, corantes, açúcar, adoçantes, um conjunto de elementos que não só não saciam a fome, como vai estimular mais o apetite. Para além que vai inflamar o organismo, levando ao excesso de peso.

Exemplos: bolachas, bolos, pão embalado, enlatados, sumos, refrigerantes, cereais processados, leite de vaca, lacticínios e derivados, fast-food, etc.

Alimentos refinados: Eles são um anti-nutriente. Não só não alimentam, como vão exigir muita energia, nutrientes e minerais do organismo para compensar essa falta de nutriente. Eles roubam-nos a saúde.

Exemplos: farinhas brancas, açúcar branco, arroz branco, massa refinada, pão branco, óleos, etc.

Glúten: Foram realizados estudos que comprovam que este inibe a absorção de alguns micronutrientes essenciais ao metabolismo, aumentando assim a percentagem de gordura corporal. Foi verificado, da mesma forma, um aumento da retenção de líquidos. 

Leite de vaca e derivados: estudos demonstram a relação do leite com a obesidade. Já publiquei um estudo da Universidade de Harvard que refere mais malefícios do leite de vaca e seus derivados.

Carne: inflama e é a causa de muitas doenças.  


O QUE COMER: 

ÁGUA: 88% das nossas células são constituídas por água. Se não bebermos água elas desidratam, envelhecem, inflamam, e engordamos. A água limpa o organismo. É a primeira medida para limpar o organismo dos erros alimentares. beba sempre antes das refeições, porque a fome é muitas vezes confundida com a sede, porque as duas são representadas no cérebro muito próximas uma da outra. 

FRUTA, LEGUMES E VEGETAIS: A natureza deu-nos tudo o que devemos comer, e é isso que devemos fazer. Comer coisas naturais, saídas da terra é o mais saudável que existe e é isso que nos nutre e nos dá vida. Faça estufados, saladas, grelhados de vegetais, e coma legumes e vegetais crus todos dias. Varie. Coma frutas de todas as cores. As diferentes cores nutrem as várias necessidades do nosso organismo. 

SOPA: Faça sopas e tome-as quando tiver fome. Pequeno-almoço, e grande refeições. Ferva água num tacho com vários legumes e vegetais, tempere com um pouco de sal e rale. Pode fazer com 3 a 5 legumes de uma só vez: cenoura, cebola, couve, abóbora, feijão, etc.

PEIXE: Prefira o peixe à carne. Alimenta-nos com Ômega 3 que nutre as nossas necessidades e é um aliado contra a obesidade. 

OVOS: São muito nutritivos, saciam e são uma boa fonte de vitaminas. Mas tem de ser cozidos em água para não fazer mal. Coma todos os dias. 

CEREAIS: Coma cereais naturais (integrais) sobretudo aveia sem glúten. Sacia e nutre. Bom para pequenos almoços. 

LEGUMINOSAS: São muito nutritivas e saciam. Coma uma ou duas colheres de feijão nas refeições, grão de bico, ervilhas, lentilhas, etc. 

ARROZ OU MASSA INTEGRAL: cozinhe arroz integral, não engorda, faz bem, nutre e sacia. cozinhe-o com bastantes temperos, caril, açafrão (anti inflamatório), malagueta, etc., para dar sabor e ficar satisfeito. 

SEMENTES E FRUTOS SECOS: São muito nutritivos, naturais, e tiram a fome. As nozes são boas fontes de magnésio, essencial à desinflamação do organismo. 

AZEITE: É muito nutritivo, e combate a obesidade. O nosso corpo precisa de gordura, mas de gorduras boas. Cozinhe e tempere os legumes com azeite. 

ÓLEO DE COCO: É muito nutritivo e ajuda no combate à obesidade. Duas colheres por dia faz bem. Substitui os óleos para cozinhar e fritar. É uma gordura boa. 

MEL: É uma fonte de muitos nutrientes e sacia a fome. Um bom substituto de compotas ou recheios. 

CHOCOLATE PRETO: É um bom aliado para os momentos de maior ansiedade por algo doce.


COMO COMER: Tome um bom pequeno-almoço para evitar os picos de fome durante o dia. Coma fruta, ovos cozidos, sopa, cereais integrais. Depois coma de 3 em 3 horas, e beba muita água antes de cada refeição. Mastigue muito bem antes de engolir (20 a 30 vezes). Vai-se sentir mais saciado e vai evitar a compulsão por comer mais. Inspire-se pelo prato representado na imagem. 

IMPORTANTE: 
- Não deixe de comer. Mantenha-se acompanhada por um nutricionista para avaliar o seu estado e controlar o processo. 
- Um corpo sem todos os nutrientes necessários para viver, fica doente. Faça uma boa nutrição e os resultados aparecem naturalmente. 
- Seja paciente e ocupe-se com actividades que gosta de fazer para se distrair. Leia um livro, caminhe, escreva sobre o que lhe apetecer. 
- Ande sempre com água consigo. Hidrate-se mesmo sem vontade para limpar o organismo.
- Faça caminhadas, mesmo dentro de casa. Em casa tente fazer as suas tarefas de pé. Quando estiver a ver TV, veja de pé, e a movimentar as pernas e braços. Mova-se e tenha um dia saudável. Um dia de cada vez, e os resultados aparecem de forma saudável. 
- Não emagreça mais do que 10 a 12 kg por ano. Isto porque a gordura é um depósito de toxinas e se emagrecer de repente poderá ficar doente. É por isso que muitas pessoas que emagrecem de repente ficam pálidas e doentes. 

Deixe de fazer o que estava errado, e comece a fazer o que é correcto. Faça disto um novo estilo de vida. Renasça :)

Sem comentários:

Enviar um comentário