Evitrinne Amor à Saúde: Medicina Alternativa ou Convencional?

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Medicina Alternativa ou Convencional?

Rapaz com cesto de frutas (Caravaggio, c.1593)
Na minha opinião a medicina alternativa não devia ser uma alternativa, mas sim uma primeira opção. A medicina convencional fornece um remédio e não a cura. Remédio significa que remedia, e claro, com todos os efeitos secundários que o acompanha. As medicinas tidas como alternativas, são na realidade, mais do que uma forma de cura, são uma forma de prevenção, e deveriam ser encaradas como uma forma de vida. Grande parte destas medicinas, quando encaradas com a doença, a primeira intervenção é alterar o estilo de vida da pessoa.
Pessoalmente, quando procuro informação sobre saúde, tenho por hábito seguir quem mostra ter saúde. Se olharmos para os ocidentais, não são de todo o melhor exemplo de saúde. Já os orientais, nomeadamente os Japoneses ou Chineses, têm a melhor estatística na esperança média de vida. Quem tem saúde é que serve de exemplo. Quantas vezes vamos ao médico e este tem excesso de peso, fuma, enfim, reúne um conjunto de características pouco saudáveis? E quem não sabe cuidar de si próprio, como vai saber cuidar do próximo?
O nosso organismo é um corpo único com um conjunto de elementos que trabalham em conjunto. Cada órgão tem a sua função, mas todos estão dependentes uns dos outros, todos alimentados pelo sangue, que por sua vez é alimentado pelo que ingerimos. Basta reflectir um pouco para chegarmos a esta conclusão: a qualidade do nosso organismo depende do que lhe damos.
Se nutrirmos mal o organismo, se não praticarmos exercício e se ainda acrescentarmos o tabaco, o álcool e os medicamentos, não podemos exigir boa saúde.

A boa saúde vem de uma alimentação nutritiva para responder às necessidades do organismo, beber muita água, uma vez que 88% da constituição das nossas células é água, fugir dos alimentos industrializados, do glúten, do leite, da carne, e dos refinados responsáveis pelo inflamação do organismo, que por sua vez resulta nas mais variadas doenças que conhecemos. Sendo estes últimos anti nutrientes, vão exigir uma grande dose de energia do organismo, roubando-lhe nutrientes para combater os seus malefícios, nomeadamente cálcio e magnésio, fundamentais no organismo. O nosso organismo trabalha todos os segundos pelo seu equilíbrio, para se manter saudável, se não lhe fornecermos nutrientes e ainda lhe dermos anti nutrientes, vai chegar a um ponto de exaustão, e aí surgurão as doenças. 
Para uma vida de qualidade precisamos fazer escolhas de qualidade, e as medicinas alternativas escolhem formas de vida mais saudáveis em detrimento dos medicamentos, que devem ser vistos como uma emergência e não como uma forma de via. 

Sem comentários:

Enviar um comentário