Evitrinne Amor à Saúde: Feng Shui

sábado, 28 de junho de 2014

Feng Shui

Feng Shui: Feng (vento) Shui (água), é uma técnica milenar desenvolvida pelos chineses que procura a harmonia entre o ser humano e os elementos da natureza (água, terra, metal, madeira e fogo) através do equilíbrio entre Yin (passiva, feminina, nocturna, fria e escura, representada pela cor negra) e Yang (activo, masculino, diurno, quente, luminoso e representado pela cor branca), duas energias opostas entre si, mas que em equilíbrio proporcionam harmonia. 

Esta harmonia proporcionada pelo equilíbrio procurado no Feng Shui é aplicada nas mais variadas formas da vida: alimentação, saúde, trabalho, casa, decoração, família, jardins, cidades, música, etc. 

Chi: Tudo e todos somos influenciados por energias positivas e negativas. Esta prática trabalha essas energias (o Chi) de forma a conservar as forças positivas e a redireccionar as forças negativas. 

Na prática, esta técnica tem de ser realizada por um especialista. Esta pessoa tem de ter sensibilidade e/ou técnicas adequadas para sentir e visualizar as vibrações energéticas. No entanto existem pequenas informações que podemos colocar em prática no nosso dia a dia.

Algumas noções para a nossa casa:

EXTERIOR DA CASA: a nossa casa deverá ser construída num terreno que torne possível ter um jardim. O Jardim apresenta um energia mais Yang que ajuda a equilibrar a energia mais Yin da casa. 

INTERIOR DA CASA
- Deve ser organizada de forma a oferecer espaço suficiente para uma livre circulação das pessoas e que a energia flua com facilidade. 
- Evite os mobiliários de metal que atraem as energias electromagnéticas, e dê preferência a materiais naturais como a madeira. 
- Evite objectos eléctricos no quarto como a televisão e o computador. Se os tiver cubra-os com um pano preto durante a noite para neutralizar as energias magnéticas que emitem mesmo estando desligados. 

CORES:A natureza é repleta de cores, e cada uma delas tem um impacto diferente no nosso bem estar. Se a natureza influência a nossa disposição, é natural que as cores usadas nas nossas casas tenham o mesmo efeito. Em cada divisão temos a preocupação na escolha do mobiliário que melhor se adapte à sua funcionalidade, e essa mesma importância deve ser dada à escolha das cores para cada funcionalidade, tendo em conta o seu impacto nas tarefas do nosso dia a dia. 

Divisões para trabalho / estudo
Para este tipo de divisões é importante a utilização de cores que nos enalteçam a concentração, a criatividade e prosperidade. 
Cores: amarelo e tons de azul mais escuro.


Divisões de descanso e meditação
Nestas divisões procuramos energias que transmitam harmonia, tranquilidade e paz. 
Cores: Tons de azul claro, verde. 

Outras cores:
Vermelho - cuidado com o uso excessivo desta cor por ser uma cor muito forte. Pode estimular em demasia a energia e causar irritabilidade e insónia. Use-a apenas em pequenos detalhes. 
Cinza - por ser uma cor demasiado neutra e mesmo triste deverá ser usada da mesma forma que o vermelho: apenas em alguns elementos. 
Preto: apesar de ser considerada uma cor elegante, no que toca a decoração poderá ser uma cor demasiado sombria. Usá-la apenas em pequenos detalhes. 
Branco: cor da pureza, da paz e da limpeza. Boa para casas de banho e cozinhas combinada com outras cores para evitar criar ansiedade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário