Evitrinne Amor à Saúde: Doenças mentais: Formas de prevenção

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Doenças mentais: Formas de prevenção

A porta da Eternidade (Vincent Van Gogh, 1980)
É sensato afirmar que a nossa saúde depende directamente do nosso estilo de vida. 


Estamos a viver uma era de grandes problemas de saúde (cancro, doenças mentais, diabetes, obesidade, etc.) derivados das nossas escolhas alimentares, da forma como pensamos, enfim, dum conjunto de factores que influenciam directamente na nossa qualidade de vida. 



É certo que estamos a viver mais, mas nem por isso estamos a viver melhor. Desde cedo que as pessoas se queixam de algum problema de saúde, e isso não é de todo o nosso desejo. Se desejamos viver com qualidade, temos de fazer escolhas com essa mesma qualidade. A saúde é uma área muito alargada, mas vou reservar este artigo somente aos cuidados básicos que devemos ter na nossa alimentação de forma a proteger-nos das várias doenças mentais que conhecemos, cada vez mais frequentes na nossa sociedade.


METAIS PESADOS: Estive a pesquisar e vários estudos indicam os metais pesados como um  dos principais problemas das doenças mentais, sobretudo com experiências relacionadas com o Alzheimer.

ALUMÍNIO E MERCÚRIO: Uma das soluções para nos protegermos deste tipo de metais é evitar cozinhar em alumínio, diminuir o consumo de atum, robalo, badejo, cação, e evitar o consumo de peixe-espada, cavala e garoupa, uma vez que são peixes contaminados por mercúrio. Quanto maior o peixe for mais mercúrio tem.

COENTROS: Apesar de todo o cuidado, não podemos fugir totalmente a este problema, e para isso existe algumas soluções que ajudam a controlar a situação, e o consumo de Coentros é uma delas. Um estudo recente do Dr. Yoshiaki Omura, da Fundação de Pesquisa de Doenças do Coração de Nova Iorque, concluiu que os coentros limpam o nosso organismo dos metais pesados, sobretudo do mercúrio.

CHLORELLA: Comprovado na limpeza de cádmio e mercúrio do organismo.

IODO: Expulsa os metais pesados do organismo, cádmio, cromo, bromo, mercúrio, chumbo e flúor. (Veja aqui como adquirir Iodo). 

AÇAFRÃO DA ÍNDIA: Um outro estudo confirmou que o uso de Açafrão da Índia protege-nos de doenças relacionadas com a demência, o envelhecimento do cérebro e a doença de Alzheimer, isto porque limpa o organismo do Flúor, mais um contaminante para a nossa saúde.

LEITE E GLÚTEN: Outras investigações concluíram a relação da caseína (leite) e do glúten (trigo, cevada, centeio, e outros cereais) com o desenvolvimento da Esquizofrenia, isto porque, estes componentes aumentam em excesso a endorfina prejudicando assim o funcionamento normal do cérebro.

ADOÇANTE: O adoçante é uma das grandes causas de Alzheimer. Quem tem genética desta natureza e consumir adoçante terá, quase de certeza, Alzheimer. Mesmo quem não tem genética, o consumo de adoçante aumenta gravemente as probabilidades desta doença. (Dr. lair Ribeiro)

Lembro que já publiquei um artigo da Universidade de Harvard que indica alguns dos problemas do leite na nossa saúde.

2 comentários:

  1. Gostei bastante dos artigos. Tem página no facebook?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! Tenho sim: https://www.facebook.com/blogeoquee Muito obrigado e seja bem vindo/a!

    ResponderEliminar