Evitrinne Amor à Saúde: Azeite: a melhor escolha

terça-feira, 24 de junho de 2014

Azeite: a melhor escolha

É do nosso conhecimento que o azeite é um dos melhores alimentos do mundo pelas suas características benéficas: anti-inflamatório, previne Alzheimer, reduz o colesterol, beneficia a comunicação entre os neurónios, previne o cancro da mama, etc., essencialmente por ser rico em ómega 9 (ácido oleico).

Como já referi noutras publicações (Imunidade / Obesidade), o nosso organismo necessita de gordura, porque nós nascemos com gordura no nosso corpo. Mas necessitamos de boa gordura e não da má que nos prejudica, e uma das melhores fontes dessa mesma gordura boa é o azeite de oliva. 


CARACTERÍSTICAS DE UM BOM AZEITE: O azeite para ser benéfico para o organismo ele precisa ter algumas características essenciais: 
- prensado a frio, 
- extra-virgem, 
- tem de ser em garrafa de vidro, 
- e o vidro tem de ser escuro. 
Isto porque o azeite é sensível à luz e ao calor que o fazem oxidar e perder as suas características. 

Não usar azeite de caixa de metal uma vez que liberta metais pesados para o azeite. 

COMO CONSUMIR: o ideal é consumi-lo frio, sem aquecimento, uma vez que perde propriedades com o calor. Bom para regar saladas ou a comida já pronta. Também pode-se cozinhar com azeite, mas para fritar é melhor utilizar o óleo de coco, uma vez que este não fica trans com o calor. 

IMPORTANTE: cuidado com o azeite que, embora pareça azeite, tem no rótulo outros produtos, como soja ou milho, ainda por cima transgénicos. Isto não é azeite e não tem as características do azeite. Estes óleos são considerados gorduras prejudiciais à saúde. São anti-nutrientes. (Esta mistura de produtos numa garrafa de azeite é permitida em alguns países e ainda assim continuar a ser chamado de azeite).

Quem não tiver acesso a azeite de qualidade, poderá consumir abacate que tem as mesmas propriedades. E para cozinhar use óleo de coco. 

Sem comentários:

Enviar um comentário