Evitrinne Amor à Saúde: Alimentos Funcionais: o que são e os seus benefícios

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Alimentos Funcionais: o que são e os seus benefícios

Os Alimentos Funcionais são alimentos que, para além do seu valor nutricional básico, possui princípios activos na prevenção e tratamento de doenças.

Já aqui referi a descoberta recente da epigenética ou da nutrigenética, que refere que a nossa saúde é decidida pelo nosso estilo de vida e não pelo genética. Isto é, uma pessoa pode ter um histórico familiar de uma determinada doença, mas se escolher um estilo de vida saudável e ainda escolher alimentos que respondam a essa mesma doença, essa doença não se manifesta, mantendo-se adormecida. 



ALGUNS ALIMENTOS FUNCIONAIS:
(entre eles encontram-se os considerados melhores alimentos do mundo)

Uva: este fruto tem uma substância designada de resveratrol que estimula o gene da sobrevivência, isto é, faz-nos viver mais, porque estimula as sirtuínas, os genes da longevidade. Para ter estes benefícios, as uvas devem ser ingeridas na totalidade: com casca e semente. Previne igualmente alguns tipos de cancro. 

Azeite: É considerado um dos melhores alimentos a nível mundial pela OMS. Contém ácido oléico, o conhecido ómega 9, que actua na comunicação dos neurónios, prevenindo-nos de algumas doenças mentais, como o Alzheimer, reduz o colesterol, previne-nos do cancro da mama, etc. Para adquirir estes benefícios o azeite tem de ser de boa qualidade. Quem não tiver acesso a um azeite de boa qualidade, o abacate oferece os mesmos benefícios do azeite. 

Ovo: o ovo cozido ou frito em água ou óleo de coco é considerado o 2º melhor alimento do mundo a seguir ao leite materno. Não aumenta colesterol, apenas se for frito em óleo vegetal. Benefícios: previne doenças cardíacas, baixa colesterol, previne e reverte problemas de visão, previne cataratas, é anti-inflamatório, diminui os níveis de insulina, emagrece (porque aumenta a adiponectina), trata alergias, artrite, etc. Contém muitas vitaminas e minerais essenciais. 

Óleo de coco: é também considerado um dos melhores alimentos a nível mundial, assim como o azeite e o ovo. Contém 47% de ácido laurico, mata fungos e parasitas no nosso organismo, e é uma gordura termogénica, quem está acima do peso emagrece. Ele regula o organismo. 

Quinoa: é considerado o melhor cereal do mundo. É rico em aminoácidos, em ómega 3 e 6, cálcio, fibras. Reduz o colesterol, previne doenças cardiovasculares e a hipertensão. É rico em zinco, essencial para a nossa imunidade, e não contém glúten, pelo que pode ser consumido por celíacos, embora o glúten seja um malefício para todos. É essencial contra o envelhecimento. 

Chá verde: previne e ajuda no tratamento de todos os tipos de cancro, aumenta a nossa imunidade, é rico em magnésio, é um antioxidante, estimula o gene da longevidade, assim como a uva. 

Açafrão da Índia (ou curcumina): É o melhor anti-inflamatório e antioxidante do mundo. Bom para prevenir e tratar todo o tipo de inflamações (lembrar que excesso de peso, tendinites, dores no corpo são todas formas de inflamação). Para obter melhores benefícios misturá-lo com pimenta nas refeições. 

Crucíferas: previnem o cancro da mama. São elas os bróculos, couve-flor, nabo, repolho, couve e couve de bruxelas.

Soja Fermentada: a soja é um alimento rico em antioxidantes, regula os níveis de colesterol, previne o cancro, sobretudo o da mama, é bom para retardar os efeitos da menopausa, protege-nos da diabetes, e desintoxica o nosso organismo de metais pesados. O miso foi o alimento predilecto no desastre nuclear de Chernobyl, para protecção de doenças relacionadas com as radiações assim como o foi a Chlorella. O melhor miso é constituído apenas por soja, sem outros cereais, porque tem mais proteína e tem de ter, pelo menos, 1 ano de fermentação para que tenha os efeitos desejados e retirar os malefícios da soja. Este miso tem, normalmente, cor marron. 

Alguns artigos relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário